sábado, 25 de fevereiro de 2012

Uma carta chamada Constituição - História

A Constituição também tem outros nomes: Carta magna, Carta Constitucional, Carta Política. Ela é a lei maior de uma nação. Nela estão escritas as normas que devem ser seguidas por todas as pessoas que vivem em um país. Regula desde a forma de governo até o funcionamento de empresas particulares, diz as responsabilidades e os objetivos de cada um, os direitos e deveres do cidadão; enfim, fica de olho em tudo o que todos fazem.


     A primeira Constituição do Brasil foi a de 25 de março de 1824, e o responsável por ela foi Dom Pedro I, que na época era o imperador. Essa Constituição não foi discutida nem votada, e, de acordo com ela, praticamente todo o poder estava nas mãos do próprio Dom Pedro.


   Com o tempo, muitas coisas que eram impostas por lei nessa Carta deixaram de ser. Por exemplo, uma religião oficial para todos: o catolicismo.


    Depois vieram outras Constituições, cada uma reformulada de acordo com o momento político por que passava o Brasil e com as exigências da população, isto é, quando era possível exigir, pois nosso povo já passou por maus bocados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário